Skip to content

CIMAA representada em seminário dedicado à educação e ao mercado de trabalho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada pelo 1.º secretário executivo, Carlos Nogueiro, no seminário que realizou na passada quarta-feira, 26 de fevereiro, no Campus Politécnico (Sala 235 da BioBip), subordinado ao tema “Educação para o Futuro: Reduzir Lacunas e Potenciar Competências com as Soft Skills”, com uma intervenção na mesa redonda “Construir Pontes entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o Mercado de Trabalho do Futuro”.

A relação entre a formação académica e a empregabilidade nunca foi tão crítica como nos dias de hoje, onde a inovação e a digitalização, tal como a crescente importância das soft skills na educação e preparação dos alunos para o mercado trabalho, estão a transformar as exigências do mundo laboral.

Os desafios estão à vista, mas através da construção de pontes entre as IES, o mercado de trabalho do futuro, sejam entidades públicas ou privadas, e os próprios estudantes, diz a CIMAA, “estaremos mais próximos de formar profissionais preparados que se adaptem às novas realidades e desafios com sucesso. Um processo que se faz valorizando as questões emocionais, relacionais e de saúde mental, em complementaridade com as competências técnicas”.

Compartilhe este artigo: