Num investimento global superior a meio milhão de euros, a Câmara Municipal de Estremoz abriu, recentemente, um concurso público para a construção de novas extensões de saúde, em Veiros e Evoramonte.
Recordando a transferências de competências, na área da saúde, do Governo para a autarquia, em 2022, a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira (na foto, ao lado do presidente José Daniel Sádio), explica que as obras a realizar resultam de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Nós recebemos a transferência de competências em maio de 2022 e tudo quanto é extensões de saúde, o centro de saúde, passou para a responsabilidade do município. Nessa altura, identificou-se um conjunto de espaços que estavam a precisar de reabilitação, entre eles as extensões de saúde de Veiros e Evoramonte, que estavam e estão num estado que já não oferece as melhores condições para os utentes”, adianta a autarca.
A Câmara Municipal de Estremoz “veio aqui a substituir a Administração Regional de Saúde, e fez o projeto e a candidatura, que foi aceite” e, neste momento, já foi lançada a empreitada para a construção das duas extensões de saúde. Sónia Caldeira aponta para “final deste ano” ou, no máximo, para o início de 2025, a conclusão das obras.
Embora “simples”, uma vez tratarem-se de construções modulares, estas novas infraestruturas, garante a vice-presidente, irão dar “ótimas condições” aos utentes destas duas freguesias de Estremoz, “para os acolher, quer para consultas médicas, quer para sala de tratamentos”. “É uma mais-valia e uma resposta, na área da saúde, junto das populações de Evoramonte e de Veiros”, remata a autarca.