Portalegre comemora dia da cidade

1portalegreProgramaFestas2014As Festas da cidade de Portalegre estão a decorrer na capital de distrito. Adelaide Teixeira, presidente daquele município, revela-se “satisfeita com a programação deste ano”.

Com o feriado municipal de hoje as atividades arrancaram pelas 8.30 horas na sede da União de Freguesias da Sé e São Lourenço com uma caminhada.

Pelas 9.30 horas realizou-se o Hastear da Bandeira com honras militares por um Batalhão Escolar da Guarda Nacional Republicana, nos Paços do Concelho.

Pelas 10h30 há Missa Solene comemorativa dos 464 anos de elevação de Portalegre a cidade, na Sé, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Bispo de Portalegre e Castelo Branco, Dom Antonino Dias. Com a participação do Orfeão de Portalegre e Grupo Coral da Sé.

O programa prossegue na parte da tarde com a sessão comemorativa da elevação de Portalegre a cidade na câmara municipal, pelas 14.30, às 15h30 a apresentação do Levantamento Topográfico e Arquitetónico da Sé Catedral de Portalegre, no âmbito da “Rota das Catedrais” – Rede de Património de Portalegre (Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Portalegre, Fundação Robinson e Diocese de Portalegre e Castelo Branco) e às 16 horas o desfile das Maias.

As iniciativas terminam às 24 horas com um concerto de Vicent McCallum, na Praça da República.

O destaque do programa das Festas vai para três eventos tradicionais, que são há muitos anos ex-libris da cidade: o desfile das Maias, o desfile de carroças engalanadas e a Festa dos Aventais.