Vítimas da Estrada homenageadas hoje

DiaMundialVitimasAcidentesEstradaPelo 20º ano consecutivo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada será assinalado hoje na cidade de Évora.

Pelas 9.30 horas haverá missa em memória das vítimas da estrada na Sé de Évora. Às 11 horas, concentração na Praça do Giraldo para meia hora mais tarde seguir uma marcha silenciosa até ao Jardim da Memória.

Ao meio-dia, deposição das varas, momentos musicais e cerimónia solene, e às 13 horas, largada de pombos e toque das sirenes dos Bombeiros Voluntários de Évora.

Há 10 anos que este Dia é celebrado como Dia Mundial, oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Matando mais de 1,2 milhões de pessoas a cada ano, sobretudo entre os 5 e 44 anos de idade, os desastres rodoviários são uma das três principais causas de morte a nível mundial. Mais de 3.400 homens, mulheres e crianças são mortos todos os dias nas estradas do mundo enquanto andam a pé, de bicicleta ou ao viajar em transportes motorizados. Outros 20 a 50 milhões de pessoas são feridas, a cada ano, em consequência de desastres rodoviários.

Em Portugal, só este ano até ao passado dia 7 de Novembro, foram contabilizadas 409 mortes e 1.850 feridos graves, e ao longo dos anos são incontáveis as vítimas diretas e indiretas da sinistralidade.