3 mil agricultores da Extremadura manifestaram-se devido aos baixos preços e à nova PAC

Foto: El Periodico Extremadura

O gasóleo a mais de um euro por litro, os fertilizantes 300% mais caros e sem mão de obra, numa região com 92 desempregados. A isto junta-se os baixos preços e uma reforma da Política Agrícola Comum (PAC), com um “corte de 18% e um excessivo rigor ambiental”.

São estas as questões que levaram quase três mil agricultores e ganaderos de toda a Estremadura espanhola a sair à rua para retomar os protestos iniciados há 20 meses e que a Covid-19 calou.

Esta é a primeira grande manifestação que decorre na Extremadura depois da interrupção devido à pandemia e a luta é “a mesma que antes da pandemia”, sob o lema “ em defesa do nosso campo”, apela-se ao sindicato para resolver os problemas de um setor “em perigo de morte” face à “desastrosa” defesa da Junta de Extremadura.

A manifestação foi convocada por quase todas as organizações agrárias: Asaja (APAG Extremadura Asaja e Asaja Cáceres), La Unión, Aseprex, Agryga, Agricultores de Don Benito y la Asociación de Agricultores del Valle del Jerte y Comarcas. UPA-UCE, la segunda en representación en Extremadura y la más afín al PSOE, se ha desmarcado de la marcha, que también ha contado con el apoyo de Unidas Podemos, Ciudadanos, Vox y el PP.

A manifestação começou em frente à sede do Ministério da Agricultura em Mérida às 11 da manhã e, embora no início tenha havido momentos de tensão, porque os manifestantes ocupam as quatro pistas da avenida Rainha Sofia, em vez das duas autorizadas, a marcha finalmente passou sem incidentes notáveis ​​e foi escoltada por uma grande força policial.

Na presidência, onde o chefe da manifestação chegou ao meio-dia, pelo menos cinco carrinhas da polícia e várias equipas de choque foram mobilizados. Depois das reivindicações do ano passado, a tensão era evidente, mas depois de confirmado que Fernández Vara que se iria reunir com as organizações à tarde, as organizações agrárias pediram calma e os assistentes acabaram até por aplaudir os agentes.

Os manifestantes não saíram da reunião com o presidente totalmente satisfeitos, pois não conseguiram um compromisso por escrito assinado, como era a sua ideia inicial, mas sim a vontade da Junta em continuar a trabalhar e “remar sempre na mesma direção ao longo do caminho na base do respeito”, de acordo com o que disse o próprio Fernández Vara. A Ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território, Begoña García Bernal, mostrou o seu respeito pela manifestação, mas no plenário da Assembleia também fez um apelo para ver a “outra face da moeda”, a dos setores que têm os seus preços recuperados e estão “em boa forma”.