Foram recentemente encontradas janelas inteiras e vidros de janelas no interior de alguns Ecopontos do concelho de Campo Maior.
Esta situação, informa o município, resultou na “danificação destes equipamentos, bem como num custo acrescido, uma vez que deixou de ser possível reciclar toda esta carga de material”.
O município alerta ainda para o facto de que “este tipo de vidros não pode ser colocado no Ecoponto do vidro (vidrão), uma vez que os Ecopontos existentes na via pública servem para recolher os resíduos de embalagens provenientes das habitações e consumos domésticos, tais como garrafas, frascos e boiões. Outro tipo de vidro, como janelas, espelhos lâmpadas e loiças não são reciclados da mesma forma e por isso não devem ser colocados neste Ecoponto”.
Acresce informar que “a atividade industrial que tenha vidros como resíduo, os deve encaminhar através de Operadores Licenciados para este efeito, isto é, empresas da especialidade que recolhem e tratam este tipo de resíduos”.
Todos os Ecopontos têm informação sobre os materiais que devem ou não ser colocados nos mesmos de acordo com a imagem em anexo.
Em caso de dúvida poderá sempre contactar os serviços de Higiene e Limpeza do Município ou a VALNOR, através da Linha da Reciclagem (800 911 400 – chamada gratuita).