Festival do Peixe do Rio em Alandroal já faz “as delícias” dos amantes desta iguaria

O Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, foi inaugurado esta manhã de sábado, 24 de fevereiro, no Fórum Cultural e Transfronteiriço.

Depois dos discursos seguiu-se um momento musical a cargo do Grupo “A Voz do Alentejo”.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, este festival, que “estava pouco explorado, tem vindo a crescer” e acaba por ter também uma “expressão regional”, atraindo pessoas de várias partes do país e da vizinha Espanha”. “Todos os anos há novas formas de consumir e de ativação deste produto endógeno do concelho, por isso este festival é sempre importante para dinamização económica do concelho”, refere.

Este Festival conta com 15 restaurantes do concelho de Alandroal, algo que o autarca considera importante, porque convida os visitantes a conhecer todo o concelho, uma vez que “envolve também os restantes estabelecimentos locais, desde cafés, tascas, alojamentos e outros agentes turísticos”.

No seu discurso João Grilo referiu que se a Câmara não realizasse o evento, as pessoas acabariam por fazê-lo na mesma, o que demonstra “a força que o evento tem”, porque este “é o momento de os restaurantes mostrarem o que de melhor têm que se reflete ao longo do ano, porque o que queremos é que o peixe do rio seja apreciado ao longo de todo o ano”.

Ainda no âmbito do Festival do Peixe do Rio foi esta manhã inaugurada a exposição “Gentes de Cá”, da autoria de Vítor Rosa que está patente no Centro Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

Seguiu-se um roteiro por alguns restaurantes onde foi possível degustar os pratos disponíveis confecionados à base de peixe do rio.