Surto na APPACDM: mais seis infetados, mas situação está “estável e controlada”

O número de infetados com Covid-19, resultantes do surto que surgiu, no passado dia 5, nas instalações da APPACDM de Elvas, subiu para 28, depois de mais três utentes e três funcionários terem também testado positivo, nos testes realizados esta segunda-feira, dia 11.

Uma informação avançada à Rádio ELVAS por Luís Mendes, presidente da instituição, que adianta que este número corresponde a “19 utentes e nove colaboradores”. Neste momento, segundo o presidente uma das três funcionárias que testaram positivo esta segunda-feira, “já estava em isolamento e as outras duas estão assintomáticas, pelo que se evidencia o efeito da vacinação”. Já relativamente aos três utentes, “dois já tinha revelado sintomas, ainda no final da semana passada, e ontem já não apresentaram qualquer sintoma quando realizaram o teste, sendo que estão todos a ser monitorizados pelo médico e enfermeira, e o outro utente esteve sempre assintomático”.

“Dentro daquilo que era expectável, apareceram mais uns casos, mas não há motivo para alarme, porque a situação está controlada”, revela Luís Mendes.

O presidente da APPACDM de Elvas garante ainda que “estamos em condições de constatar que a situação está circunscrita e está controlada”. Relativamente aos utentes “já nenhum apresenta sintomas, apenas alguns com falta de olfato ou de paladar, mas nada de preocupante, e aqueles que apresentaram no início do surto, foram sintomas leves, como febre ou alguma tosse”.

Luís Mendes enaltece ainda o papel de todos os colaboradores da instituição, nesta fase. “Quero enaltecer, em nome da direção, e de todas aquelas pessoas que nutrem carinho, admiração e consideração pela APPACDM, e quero elogiar o trabalho de toda a equipa, porque não há palavras que descrevam o empenho, coragem, dedicação, preocupação, espírito de união, de todos os colaboradores, e quando assim é, é meio caminho andado para nos ajudar a superar os problemas, pelo que deixo esta palavra de conforto a todos os colaboradores da instituição, que têm tido um papel excelente”.

Número de infetados na APPACDM de Elvas sobe para 28, no entanto, a situação encontra-se estável. Na próxima segunda-feira, dia 18, utentes e funcionários voltarão a ser testados à Covid-19. Espera-se que possam ser já registadas algumas altas.