22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo com forte adesão da população de 14 concelhos

A cerimónia de abertura da 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo teve lugar esta tarde de sábado, 24 de fevereiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, com 14 municípios do distrito representados.

Esta edição conta com mais de quatro mil pessoas inscritas, nas mais de 20 modalidades desportivas.

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, este é “um projeto exemplo de coesão territorial”, destacando “a forte adesão da população de 14 dos 15 concelhos do distrito, que motiva a melhorar cada uma das edições, porque o objetivo é que as pessoas usufruam destes Jogos e se sintam motivadas a participar”.

Hugo Hilário afirma ainda que os Jogos do Alto Alentejo têm como objetivo “não só valorizar a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, mas também dar a conhecer a região às pessoas, das várias gerações participantes”.

João Crespo, presidente da Câmara de Arronches, demonstra-se muito satisfeito por, uma vez mais, a vila acolher a cerimónia de abertura desta iniciativa, garantido que “o mais importante nos Jogos do Alto Alentejo é o convívio entre as pessoas, de várias gerações, e ainda a sua vertente inclusiva, uma vez que há instituições que tratam pessoas com deficiência, que participam nesta iniciativa”.

Paulo Pinheiro, vereador na Câmara de Campo Maior, realça “o trabalho de todos os envolvidos na organização desta iniciativa, para cativar a população para a prática desportiva”.

Paula Jangita, técnica de Desporto no município de Campo Maior, revela que a vila vai acolher duas provas no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo: “um sarau sénior, a decorrer no dia 27 de abril, na Praça Multimodal que vai contar com cerca de 300 pessoas; e ainda uma atividade de canoagem na Barragem do Caia”.

Já para o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, este evento “tem toda a consistência e permite uma convivência intergeracional, movimentando quatro mil pessoas pelo distrito, o que permite dar a conhecer à população o que melhor há em cada concelho, a par da prática desportiva”. Elvas, segundo o vereador, vai acolher três provas desportivas: tiro com arco, a disputar na freguesia de São Vicente, uma caminhada e os Jogos Adaptados, no Estádio de Atletismo.

Os Jogos do Alto Alentejo são uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em parceria com 14 municípios do distrito.