Espaço Europa: Idanha-a-Nova vence prémio europeu de produção biológica

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, venceu recentemente o prémio de melhor bio distrito biológico, na segunda edição dos Prémios Europeus de Produção Biológica.

Idanha-a-Nova é a ecorregião portuguesa com a maior área agrícola de agricultura biológica e tem vindo a apoiar projetos que reforçam as cadeias de abastecimento curtas e aumentam a oferta de produtos biológicos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do território.

Entre os projetos inovadores promovidos pela ecorregião, encontra-se uma Incubadora de Empresas de Base Rural, a funcionar em 800 hectares que são explorados por 55 empresas, das quais mais de 90% em modo de produção biológico, o que permitiu criar a maior área de produção de mirtilos da Europa.

Para além de Idanha-a-Nova, enquanto bio distrito, foram ainda distinguidas, nestes prémios, a região de Burgenland e a cidade de Viena, ambas na Áustria.

Estes prémios são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, o Comité das Regiões Europeu, o Comité Económico e Social Europeu, o COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe, com o apoio do Parlamento Europeu e do Conselho.

Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. O programa, para ouvir ouvir na íntegra, no podcast abaixo: