StartUP Montemor quer premiar melhores negócios a implementar no concelho 

Terminam esta sexta-feira, 19 de maio, as candidaturas ao 2º Concurso de Ideias de Negócio, da startUP Montemor-o-Novo, através do qual a incubadora e aceleradora de empresas do município procura distinguir os dois melhores projetos a implementar no concelho.

Esta segundo concurso, explica o chefe da Divisão de Planeamento e Apoio ao Desenvolvimento Económico da Câmara de Montemor, Daniel Pedreira, surge no seguimento do “sucesso” da primeira edição, no ano passado. O objetivo da iniciativa passa, sobretudo, por “contribuir para o fomento do empreendedorismo, a constituição de novas empresas de cariz inovador, permitindo a renovação e diversificação do tecido económico concelhio, a fixação de quadros qualificados e a consequente criação e distribuição de riqueza”.

De acordo com o responsável, os destinatários deste concurso deverão cumprir pelo menos um dos critérios: ser maior de 18 anos; ser estudante do ensino superior com inscrição em vigor; ser empreendedor com empresa constituída há menos de três anos ou ser empresário em nome individual com atividade iniciada há menos de três anos; ou encontrar-se em situação de desemprego.

Os projetos submetidos a concurso devem ser originais e ser suscetíveis de dar origem a novas empresas, a novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos e/ou processos na economia local.

Daniel Pedreira, que adianta que embora se dê preferência a projetos relacionados com produtos endógenos do Alentejo e na área das indústrias culturais e recreativas, nenhuma outra candidatura será excluída.

Os dois projetos vencedores, que irão ter direito a vários prémios, incluindo 1.500 euros para o primeiro classificado, serão conhecidos a 15 de junho, sendo que, até lá, todos os participantes terão oportunidade de participar um bootcamp, dedicado ao desenvolvimento da apresentação pitch das suas ideias de negócio.

Ainda no que diz respeito aos prémios, estão previstos a oferta dos serviços de incubação gratuitos durante um ano na startUP Montemor-o-Novo, conceção e desenvolvimento do logótipo do projeto pela empresa Haja Criatividade!, bem como consultoria e diploma de participação.

As candidaturas devem ser feitas até às 23h59 de hoje, com o envio do formulário para o email startup@cm-montemornovo.pt.