Alandroal: Jorge Guerreiro e Quim Barreiros nas Festas da Santa Cruz

Santiago Maior e a Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, estão em festa este fim de semana, de sexta-feira, 12 de maio, a domingo, dia 14. Pelas Festas da Santa Cruz vão passar, na sexta-feira, Jorge Guerreiro e, no sábado, Quim Barreiros.

Mas para além desta componente mais popular, estas festas, que “envolvem toda a comunidade”, têm uma vertente religiosa e de “muita tradição”, o que faz delas, segundo o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “uma das mais importantes do concelho”.

“No passado, terão existido mais Festas da Santa Cruz, na região e noutras localidades, mas algumas foram-se perdendo. A verdade é que, ao dia de hoje, as Festas da Santa Cruz da Aldeia da Venda mantêm-se”, lembra o autarca. Considerando estas festas “muito diferenciadores”, João Grilo garante que movimentam sempre bastante a freguesia de Santiago Maior.

Neste momento, avança o autarca, está a ser ultimada uma candidatura para a classificação das Festas da Santa Cruz como Património Imaterial do Alentejo, desenvolvida em parceria com o Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda e com a colaboração da Direção Regional da Cultura.

Festas como esta, diz ainda João Grilo, são dinamizadas sempre numa colaboração estreita entre o Município, as juntas de freguesia e as associações locais.

Para além de Jorge Guerreiro e Quim Barreiros, a animação vai estar, ao longo do fim de semana, a cargo do duo Thy Subry, Sons & Tons, Rui Grilo e dos DJs Brat e Peat.

A tradicional tômbola, duas vacadas, uma delas noturna, e a apresentação do documentário “Fé Milenar – Santa Cruz” são outros dos ingredientes destas festas.

Consulte abaixo o cartaz completo: