Vitória Branco e as refeições escolares nas férias: “não tenham vergonha de pedir”

Neste período de férias letivas, a Câmara Municipal de Elvas dá continuidade à atribuição de refeições escolares, aos alunos beneficiários da ação social escolar, em regime de take-away.

“Atenta aos problemas que as famílias estão a viver”, segundo a vereadora Vitória Branco, a autarquia sente ser importante, por esta altura, que se possa dar “uma refeição condigna às crianças” do concelho, à semelhança do que já aconteceu na interrupção letiva da Páscoa.

“Sabemos que é extremamente difícil manter um nível de vida mais ou menos razoável nesta altura e daí a nossa preocupação e fazer-se estas inscrições, que ainda estão abertas”, adianta a vereadora. Assim, “a qualquer momento”, as famílias, que necessitem deste apoio, podem solicitá-lo. As inscrições podem ser feitas de diversas formas: na Câmara Municipal, nas escolas ou através da plataforma Siga.

Nas freguesias, adianta Vitória Branco, as refeições são entregues nos refeitórios das escolas, enquanto, na cidade, “são feitas no Centro Comunitário de Santa Luzia”.

Vitória Branco apela ainda às famílias para que, quem se inscreve, não deixe por levantar as refeições. “No primeiro dia, de 104 refeições, tivemos 16 que ninguém foi levantar. É um bocadinho desumano, as pessoas inscreverem-se, terem necessidade e depois não irem buscar as refeições”, lamenta.

Por outro lado, a vereadora apela também para que, em caso de necessidade, as famílias não sintam vergonha em pedir e receber esta ajuda. “Não tenham vergonha. Hoje por uns, amanhã por outros. Todos passamos por problemas, portanto, inscrevam-se e tenham acesso às refeições para os vossos filhos”, remata.

A medida abrange as crianças desde o ensino pré-escolar até aos alunos do Ensino Secundário. Este é um apoio que se vai manter até final das férias escolares, sendo depois, a partir do início do próximo ano letivo, as refeições servidas presencialmente nas escolas.