Pintão Antunes alerta para excessos com álcool na passagem de ano

As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. No entanto, a fartura de comida e bebida, às vezes faz com que as pessoas cometam alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que “nas festividades da passagem de ano os excessos estão mais relacionados com o consumo de álcool”.

Pintão Antunes alerta que “não é por um dia que as pessoas vão prejudicar a sua saúde”, no entanto no que à diabetes diz respeito é preciso ter alguns cuidados, porque “podem aumentar o índice de glicémia, pelo que antes de irem para a festa devem fazer insulina rápida, para não terem grandes picos de açúcar”.

Se a pessoa for diabética e não tiver os devidos cuidados pode mesmo entrar em coma, esclarece o médico, adiantando que “a pessoa pode fazer um coma hiperglicémico, ou seja, é tão alto o valor de açúcar no sangue, que a pessoa pode mesmo entrar em coma”.

Os excessos de álcool nas festividades da passagem de ano são o tema em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo: