Luís Rosinha: Centro de Artes e Ofícios é promessa, mas há outras prioridades

Após cem dias à frente dos destinos da Câmara Municipal de Campo Maior, o mandato de Luís Rosinha, fica, desde já, associado à elevação das Festas do Povo a Património Cultural e Imaterial da UNESCO, bem como à conquista de um financiamento de 15 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para investimento na zona industrial da vila.

Para o presidente da Câmara, “é fundamental” que as festas do povo se realizem, assim que possível e que a pandemia o permita, apontando, já para o ano que vem, a próxima edição do evento. “Não podemos olhar para um evento como este, numa situação em que estamos hoje em dia ainda, e temos de perceber que este é um evento de união e comunhão entre as pessoas, que neste momento não podemos provocar”, assegura.

A elevação, a 15 de dezembro do ano passado, adianta Rosinha, aumentou a responsabilidade que já sentiam a autarquia, a Associação das Festas do Povo de Campo Maior e a própria população. “Nós já a sentíamos, porque percebíamos que é um evento que vai sendo feito pelos mais velhos, que tinha de existir aqui uma salvaguarda nos modelos de conceção e própria execução da flor, e aquilo que a câmara já está a preparar que tem muito que ver com um processo educativo”, revela.

Incorporar a tradição das Festas do Povo na comunidade escolar é, assim, uma das prioridades: “os nossos alunos terão que sentir a necessidade daquele trabalho voluntarioso, mas que é a nossa mostra ao mundo mais significativa, e agora com um selo de património da UNESCO, que nos trará, de certeza, muito mais a ganhar”.

Quanto aos fundos do PRR, que superam o valor do orçamento municipal para este ano, que é de 14 milhões e 800 mil euros, revela o autarca, começa-se já a tratar do procedimento de contratação. “Estamos praticamente a assinar o termo de aceitação com a CCDR e a perceber quais são as questões não ilegíveis”, revela Luís Rosinha.

O Centro de Artes e Ofícios, prometido em campanha eleitoral pelo PS, virá a ser uma realidade, garante ainda o autarca, mas que, por agora, as prioridades são outras. “Iremos fazer esse caminho, começamos a identificar o espaço para fazer esse centro, perceber quais as necessidades que vamos lá colocar, se será uma coisa mais direcionada para aquilo que é a Festa da Flor em si, mas também para outros atos, porque não nos podemos esquecer, que associadas às Festas do Povo, temos as Saias, a nossa cultura popular”, lembra.

Relativamente ao investimento, com base nos fundos do PRR, o presidente da Câmara de Campo Maior não tem dúvidas que irá resultar em mais fixação de empresas, mais empregos e mais investimento. “A fixação de jovens pode muito estar atrás de um projeto como este, porque falamos em questões muito em voga, que tem a ver com novas profissões, que tem a ver com a criação de uma zona totalmente coberta das redes 5G”, remata.

Estes foram apenas alguns dos temas abordados numa entrevista feita esta quinta-feira, pelo diretor da Rádio Campo Maior, António Ferreira Góis, a Luís Rosinha. Pode ver e ouvir a entrevista, na íntegra, aqui.