Évora eleita Capital Europeia da Cultura 2027

Évora foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2027.

Na corrida estavam Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada. A decisão sobre a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura foi anunciada hoje à tarde no Centro Cultural de Belém.

O anúncio do vencedor foi feito no CCB pela presidente do júri, e encerra um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades.

A cidade vencedora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus.

Depois deste anúncio, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pintos de Sá, demonstrou-se muito emocionado, garantindo que esta “é uma notícia muito importante para a cultura no nosso país”.

Carlos Pinto de Sá admite que “Évora e o Alentejo precisam deste projeto para, com a cultura em destaque, conseguir um processo de desenvolvimento”. Por fim, Carlos Pinto de Sá agradeceu a todos aqueles que contribuíram para elaboração desta candidatura.

A tomada desta decisão esteve a cargo de um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português

Em 2027, Portugal terá assim uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

Évora que foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2027 juntamente com a já selecionada Liepaja, na Letónia, e terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus.

Está de parabéns Évora e o Alentejo com a eleição para Capital Europeia da Cultura em 2027.