“Fronteira acarreta alguns desafios”, diz o Comandante da GNR de Elvas

O capitão Rui Jacob é o novo comandante do Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR), do qual faz o concelho de Campo Maior.

Apesar de ter iniciado funções no Destacamento Territorial de Gouveia, na Guarda, o capitão já conhecia o distrito, uma vez que “antes de chegar ao Destacamento de Elvas, foi comandante de pelotão no centro de formação da GNR de Portalegre”.

O capitão Jacob considera que o destacamento de Elvas “é interessante, tando a nível de zona de ação como de atividade operacional. Tem algumas particularidades, como a da fronteira, com algumas dinâmicas próprias e que acarreta desafios diferentes para os agentes”.

A fronteira “exige alguma cooperação constante e troca de informação com as autoridades espanholas e para isso temos também o Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro, em que temos , em permanência militares da guarda, bem como de outras autoridades portuguesas e espanholas, sendo muito importante para que tudo corra bem”.

O capitão Rui Jacob é natural de Condeixa-a-Nova e tomou posse no passado dia 3 de outubro, sucedendo no cargo ao capitão João Lourenço.