Inscrições abertas para o Concursos Jovens tradutores, destinado a Escolas Secundárias

O Concursos Jovens Tradutores, da Comissão Europeia, decorre deste 2007 e é dirigido às escolas secundárias, com o objetivo de estimular o gosto pelas línguas e tradução e promover a diversidade linguística.

As inscrições estão abertas até dia 20 de outubro, revela Ana Pereira do Europe Direct Alentejo, adiantando que depois “há uma seleção aleatória de escolas, sendo que em Portugal podem ser selecionadas 21 escolas, depois as escolas devem indicar entre dois a cinco alunos, que tenham nascido em 2005, para fazerem uma prova de tradução”.

Os alunos devem traduzir um texto, que é igual para todos e este ano, alusivo à juventude, sendo que o aluno pode escolher em que língua pretende traduzir o texto. No dia 24 de novembro, os alunos fazem esta prova online, em todos os países da União Europeia.

Ana Pereira adianta ainda quais os critérios para a escolha do vencedor, em que um júri “analisa a fidelidade da tradução, bem como estilo, gramática do tradutor e originalidade para encontrar as melhores palavras”.

Para saber mais informações sobre este concursos sobe consultar a página web europedirect.ipportalegre.pt.

O concurso Jovens Tradutores, dirigido às Escolas Secundárias é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo: