Convívio, partilha e sabedoria entre produtores na Prova de Vinhos em Campo Maior

A Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, regressou este sábado, 28 de maio ao Centro Comunitário de Campo Maior, depois de dois anos de interregno.

Esta iniciativa, como revela Vanda portela, da Junta de freguesia, pretende promover os produtores de vinho, a nível local, sendo que são 13 a concurso, mas também as iguarias típicas de alguns restaurantes da vila. “Estamos de regresso e estamos muito felizes”, esta prova funciona “com amostras dos vinhos dos produtores locais, que são depois avaliados pelo enólogo Bruno Pinto, com a colaboração da Adega Mayor, que fazem a prova e análise química destas amostras, de uma forma cega”.

“Este ano, além dos 13 produtores, com 18 vinhos brancos e tintos, a junta de freguesia convidou os restaurantes da vila para apresentarem alguns petiscos, para acompanhar o vinho”, revela Vanda Portela.

Vanda Portela acrescenta que este evento traz “o convívio, a partilha e sabedoria, entre produtores” e queremos que eles também evoluam”.

O Comendador Rui Nabeiro aconselhou os produtores a que “fizessem uma boa adega, olhando para o futuro” porque a seu ver, “tudo o que se possa fazer em Campo Maior é pouco”.

António Gonçalves, da Adega da Torre, é um dos produtores que apresentou os seus vinhos, nesta iniciativa e revela que a sua adega é a produção certificada é recente e que o seu vinho “é fermentado em talhas de barro, uma tradição que é necessária conservar”, e no seu caso, “está a dar os primeiros passos e esperamos que vingue, na região”. Este produtor considera que esta prova de vinhos “é excelente para dar a conhecer os diversos vinhos que se produzem em Campo Maior”.

Bruno Pinto, enólogo e com um projeto de vinhos que ainda não está no mercado revela que o objetivo “é fazer vinhos tradicionais, mas com o conhecimento da atualidade”. O enólogo acrescenta ainda que se nota “uma grande evolução nos produtores”, desde a primeira iniciativa até hoje, que participam nesta prova.

Para a vereadora da Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, esta é uma iniciativa “de louvar”, na medida em que promove os vinhos de produtores locais, bem como a gastronomia dos restaurantes da vila.

Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, que decorreu esta tarde no Centro Comunitário de Campo Maior.