32ª Exposição Canina Internacional de Elvas bate record em número de cães inscritos

A 32ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas decorre este sábado, 7 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Este ano há dez ringues, divididos pelos dois pisos do CNT, onde são 707, os cães inscritos, de 135 raças, provenientes, além de Portugal e Espanha, de Reino Unido, Itália, Bulgária, Finlândia, Panamá, México, Gibraltar e Suécia.  José Homem de Mello, organizador técnico da iniciativa, revela “este ano batemos o record de sempre, sendo o maior número de cães inscritos, de todas as edições”. Sendo esta uma exposição de campeonato internacional, revela o organizador, “um cão para ser campeão internacional tem de ter ganho o certificado de aptidão ao campeonato internacional em três países diferentes”.

Com base no padrão do cão perfeito, para cada raça, relativo à parte morfológica, temperamento e aptidões, os cães dividem-se por onze grupos e o juiz avalia os cães “tendo por base esse padrão”. No final, revela José Homem de Mello, é eleito o melhor cão por raça, também os melhore sbebés, cachorros e juniores, o melhor cão adulto de cada grupo e, posteriormente, desses o melhor da exposição, o segundo e o terceiro”.

Para além da Exposição Internacional canina decorrer hoje, em Elvas, amanhã, domingo, 8 de maio, decorre também na IFEBA, em Badajoz. José Homem de Mello revela que “as duas cidades se complementam, nesta exposição”.

A 32ª exposição canina Internacional de Elvas tem entrada livre e conta com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura.