Semana Europeia das Regiões e dos Municípios de 10 a 13 de outubro

A edição deste ano da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios decorre de 10 a 13 de outubro, sob o lema “Novos desafios para a coesão da Europa”.

O evento, explica Ana Pereira, no “Espaço Europa” desta semana, já decorre há vários anos, sendo organizado pela Comissão Europeia, mas também pelo Comité das Regiões, um órgão consultivo e autónomo da União Europeia.

Esta Semana Europeia das Regiões e dos Municípios vai decorrer em Bruxelas, mas num modelo híbrido, contando, tanto com eventos presenciais, como online. No decorrer do evento, e através de vários seminários e workshops, serão debatidas, entre outros, as boas práticas da utilização dos fundos comunitários para o desenvolvimento das regiões.

Os temas da edição deste ano abrangem ainda a dupla transição ecológica e digital, a coesão territorial e a capacitação dos jovens. Será dada uma ênfase especial ao papel da política de coesão na recuperação sustentável da Europa, enquanto instrumento de solidariedade mais eficaz para responder a situações de emergência e às consequências das crises.

Os interessados em participar nesta, que é já a 20ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, podem fazer a sua inscrição, aqui.

O programa para ouvir na íntegra: