Câmara de Elvas adota medidas para poupança de água e luz

A Câmara Municipal de Elvas tem vindo a adotar algumas medidas de poupança de água e energia, tendo em conta as dificuldades sentidas um pouco por toda a Europa, provocadas, sobretudo, pela guerra da Ucrânia.

O separador central da Avenida de Badajoz vai ser substituído “por cascas de árvore, à semelhança do que se passa desde a Avenida dos Combatentes até à Boa-Fé, para evitar tanta rega. Já com os restantes espaços verdes da cidade, vamos ter uma preocupação muito grande para que o sistema de rega não esteja a regar para fora em vez do que é necessário”.

De acordo com o autarca, “há poucas medidas de poupança que podem ainda ser tomadas, uma vez que a água é um bem essencial que faz falta todos os dias. Precisamos da água para manter os espaços limpos e para a higiene nas escolas. O que estamos ainda a pensar fazer é substituir as torneiras tradicionais por torneiras inteligentes que se possam desligar sozinhas”.

Por outro lado, surgiu também a questão da poupança de energia. De acordo com Rondão Almeida, “a câmara está ainda a ponderar a instalação de iluminação no Natal e a abertura da Pista de Gelo devido ao elevado consumo de eletricidade. É possível que as luzes tenham que estar menos tempo ligadas, à semelhança do que já acontece em alguns países da Europa e nós temos que seguir essas orientações”.