Crianças enchem Coliseu de Elvas para cantar e tocar ao Menino com ronca

A associação juvenil Arkus reuniu, na manhã de ontem, sexta-feira, 16 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, o maior número de crianças a cantar e tocar ao Menino com ronca.

Com a iniciativa, que envolveu os alunos de primeiro ciclo das 11 escolas do concelho, explica o professor e presidente da direção da Arkus, Carlos Beirão, procurou-se divulgar este património, sendo que o projeto começou a ser preparado, com os agrupamentos e os respetivos diretores, em setembro.

Incentivando à reutilização de material, a Arkus pediu às crianças para levarem para a escola, entre outros, latas, que depois decoraram. Já a associação, explica Carlos Beirão, contribuiu com a pele, as canas e as cordas. Do trabalho feito nas escolas, resultaram cerca de 900 roncas. “Há aí roncas muito bonitas e este ano Elvas estará mais cheia de roncas nas casas”, assegura. Com este projeto, garante ainda Carlos Beirão, procura-se, acima de tudo, “semear a tradição” e, quem sabe, levar estas crianças a integrar, no futuro, o grupo das Roncas d’Elvas.

Já Cláudio Monteiro, vereador na Câmara de Elvas, que felicita a Arkus pelo trabalho desenvolvido com as crianças, considera esta “uma excelente iniciativa,” também ela inserida no âmbito da programação de “Elvas Cidade Natal”. Inicialmente prevista para acontecer na Praça da República, devido às condições metereológicas, teve de ser acionado o “plano B”, passando o evento para o coliseu. Neste evento, segundo o vereador, participaram cerca de 900 crianças, encontrando-se cerca de 700 familiares a assistir.

O evento acabou por resultar num “grande convívio”, em que, segundo a professora Andrelina, da Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, se procurou, acima de tudo, passar esta tradição do natal elvense, às crianças, “para que não morra”. A produção das roncas, segundo a professora, acabou por resultar de um trabalho transversal a todas as disciplinas.