Turismo do Alentejo premiou os melhores da região

GaloBarcelosO Turismo do Alentejo premiou os melhores projetos da região. Entre os distinguidos figuram as Festas do Povo de Campo Maior,a candidatura de Elvas à UNESCO, as Ruínas Romanas de Tróia, o Festival Músicas do Mundo e o Monte Selvagem.

Numa cerimónia em Mora, no Parque de Feiras, no sábado à tarde, o Turismo do Alentejo revelou os vencedores dos seus prémios anuais, já em terceira edição.

Os prémios, repartidos por sete categorias (57 projectos), foram decididas por um júri, tendo sido atribuídas também distinções extra-concurso.

Valorização das Ruínas Romanas de Tróia conseguiu conquistar o prémio Melhor Projecto Público, categoria em que foi atribuída uma menção honrosa ao Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros.

Já o Melhor Evento de 2012 foi o Festival Músicas do Mundo, mas houve lugar para três menções honrosas: Festas do Povo de Campo Maior, Festa do Castanheiro e Feira da Castanha e Festival do Crato – Feira de Artesanato e Gastronomia.

O prémio Melhor Gastronomia foi dado a D. Joaquim, com menção honrosa ao Cadeia Quinhetista, e a Melhor Animação Turística foi entregue ao Monte Selvagem (menções honrosas: Carvalhal Surf School e Um dia no Campo), enquanto no Enoturismo venceu a Herdade do Esporão.

Na oferta de alojamento da região, prémios para Imani Country House e Monte do Giestal (Turismo Rural) e L’AND & Vineyards (Empreendimento Turístico).

A concurso aos Prémios Turismo do Alentejo, que “visam distinguir projetos e pessoas que se destaquem pelo seu contributo no desenvolvimento do turismo na região”, estavam 57 projectos que competiam em sete categorias: Melhor Projecto Público, Melhor Evento, Melhor Gastronomia, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Turismo Rural e Melhor Empreendimento Turístico.

Extraconcurso, foram ainda atribuídas mais distinções. Prémio Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, para Noel Josephides, CO da Sunvil Discovery; e Paulo Machado representante do Turismo de Portugal no Brasil. O Prémio Comunicação Alentejo foi (no mercado externo) para dois artigos da revista Condé Nast Traveler Espanha e (no mercado interno) para o suplemento Fugas do jornal PÚBLICO.