Secundária de Campo Maior volta a ser a escola do distrito que mais recicla equipamentos elétricos

A Escola Secundária de Campo Maior foi, no distrito de Portalegre, à semelhança do que aconteceu no letivo 2020/2021, a que mais recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no decorrer da última edição da iniciativa Escola Electrão.

Com cerca de tonelada e meia enviada para reciclagem, a Secundária de Campo Maior é premiada com um cheque de 75 euros, para a compra de novos equipamentos elétricos e eletrónicos, à semelhança do que acontece com a Escola Básica Cristóvão Falcão, em Portalegre, que recolheu pouco mais de uma tonelada.

A Secundária D. Sancho II, em Elvas, que recolheu 320 quilos de equipamentos, não atingido o valor mínimo necessário estipulado pelo Electrão, não recebe qualquer prémio. “Os prémios são atribuídos num sistema de pontos, em que atribuímos um determinado número de pontos pela quantidade de resíduos que é recolhida e entregue pelas escolas. No mínimo, são necessários dez pontos, para ter acesso a prémios e a Secundária D. Sancho II não conseguiu esse mínimo”, revela a coordenadora do projeto, Andreia Craveiro.

Ao todo, em Portalegre, estavam inscritas quatro escolas, mas apenas estas três conseguiram “reunir uma quantidade suficiente de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas para solicitar a recolha”, explica a responsável. No distrito, ao todo, foram recolhidas cerca de três toneladas.

Já em Évora, as três escolas do distrito que participaram na iniciativa, das quatro inscritas, encaminharam para reciclagem seis toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, tendo sido a Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, a que mais contribuiu para esse valor.

Em termos globais, a nível nacional, foram recolhidas mais de 269 toneladas, pelas 321 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira que participaram na campanha, que decorreu entre setembro de 2021 e junho deste ano.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem, permitiu recolher 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento face à edição anterior, relativa ao ano letivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 262 toneladas.

Ao longo de 11 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.