Universidade de Évora aposta em quatro novas licenciaturas

Imagem: site da Universidade de Évora

A Universidade de Évora abriu, para este novo ano letivo, quatro novas licenciaturas, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química e Ciências Biomédicas e da Saúde.

A aposta da universidade é de oferecer um conjunto “de formações inovadoras e multidisciplinares”, que possibilitem aos seus estudantes, entre outras saídas profissionais, a continuidade dos seus estudos em programas de mestrado em áreas científicas e de ensino.

Uma destas novas licenciaturas, a de Ciências Biomédicas e da Saúde, explica a reitora da Universidade, Hermínia Vilar, conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Este novo curso vem ao encontro de uma das áreas de investimento da Universidade de Évora, que é a área da saúde, e que penso que será uma das primeiras ofertas que será continuada com outras ofertas, nomeadamente ao nível da licenciatura”, adianta.

Um dos objetivos da universidade com a abertura desta licenciatura é de abrir caminho para um curso de Medicina. “Espero que possa vir a ser uma realidade”, assegura a reitora, por mais que lembre que um curso como este exija “uma planificação prévia, sobre a necessidade das condições e do perfil da formação que se pretende”. Para além disso, revela Hermínia Vilar, a abertura do curso terá de ser articulado com a construção do novo Hospital Central do Alentejo. A expectativa é que Medicina na Universidade de Évora possa começar a ser lecionada entre três a quatro anos.

Já os cursos de Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química, muito direcionados para a docência, surgem num momento em que, no país, já faltam professores. “Há uma enorme carência de professores – obviamente que tem a ver com o facto de muitos se estarem a aposentar -, e procura-se responder a essa falta, dando a possibilidade aos estudantes de fazerem este primeiro ciclo, para depois completar a formação no segundo ciclo, que também esperamos poder oferecer dentro de algum tempo”, explica ainda a reitora.

Resultado da abertura destas novas quatro licenciaturas, a Universidade de Évora tem este ano mais cerca de 60 vagas disponíveis para novos alunos no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Este ano, a Universidade de Évora oferece 1338 vagas, distribuídas por 39 cursos de licenciatura e mestrado integrado, sendo 60 das vagas destinadas às quatro novas licenciaturas com que a Universidade se apresenta, pela primeira vez, neste Concurso Nacional de Acesso.

A primeira fase de candidaturas, que teve início a 25 de julho, termina esta segunda-feira, dia 8 de agosto. Os resultados serão conhecidos a 11 de setembro.