Projeto de cerca de 48 mil euros quer dar vida e combater o despovoamento em Ouguela

“Ouguela ComVida” é o nome do projeto que está a ser desenvolvido com os habitantes daquela aldeia histórica Do concelho de Campo Maior, com o objetivo de inverter o processo de despovoamento.

O projeto insere-se no Programa Bairros Saudáveis, tendo sido um de dois projetos aprovados, neste âmbito, no Alto Alentejo, num valor a rondar os 48 mil euros.

O projeto é promovido pela Associação para a Educação Artística e as Literacias (AVOAR), em parceria com os habitantes da aldeia e a Câmara Municipal de Campo Maior, contando ainda com o envolvimento da Junta de Freguesia de São João Batista.

Miguel Tavares, presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista revela que é objetivo “capacitar e envolver a população num projeto inédito, que seria sempre focado na própria população e nas suas capacidades para transmitir conhecimento para outras gerações e capacitá-la de temas atuais, para, no futuro, possam, posteriormente, desenvolver outras atividades em Ouguela”.

Este “é um projeto muito interessante”, diz Miguel Tavares, adiantando que “desde logo houve uma enorme aceitação por parte das pessoas, para que se envolvam em todas as atividades que Ouguela possa vir a ter”.

Sendo que o pedido de apoio institucional foi feito à UNESCO e à Entidade Regional de Turismo do Alentejo, havendo uma resposta positiva de ambas as entidades, tudo o que se produzir em Ouguela “será divulgado além-fronteiras”, revela o presidente da junta.

Tendo por hábito percorrer locais do Alto Alentejo, Rui Andrade, presidente da Associação AVOAR, promotora do projeto afirma que ao visitar Ouguela sentiu que tinha muito potencial, mas que precisava de vida. “ O Alto Alentejo, onde não tinha raízes, mas já começo a ter, é um sítio lindíssimo e que tenho percorrido diariamente, um dos sítios que descobri foi Ouguela e desde o início vi que tinha um potencial fabuloso e que tem o edificado preservado, porque a Câmara tem cuidado dele, mas também senti que era preciso vida lá, por exemplo, não tem nenhum sítio onde se possa beber uma água ou um café, o que impede que as pessoas regressem, foi a partir daí, juntando muitas peças, temos trabalhado com o município e a Junta e surgiu esta oportunidade”, de desenvolver um projeto.

O programa Bairros Saudáveis para si tem uma grande eficácia e importância, e transparente, “liderado pela arquiteta Helena Roseta sendo objetivo dar vida a Ouguela, revitalizando o tecido social de e levar pessoas para lá”.

O projeto teve início em novembro, sendo que irá decorrer até agosto. Inicialmente falou-se com as pessoas de Ouguela de forma a perceber a sua aceitação para integrar o projeto, assim como com as demais entidades, sendo que a aceitação foi positiva.

Apesar de o projeto estar ainda numa fase embrionária, neste momento estão a ser realizados “pequenos filmes e um livro para registar a história e cultura de Ouguela, assim como dos seus habitantes”, e depois, apesar de as atividades já estarem previstas, vão ser construídas à mexida que é desenvolvido o trabalho com as pessoas”, revela Rui Andrade.

A equipa conta com cerca de 12 pessoas da AVOAR, ligadas às artes, para “dar vida a aldeia, prepará-la para receber visitantes, podendo as pessoas depois, se formos bem sucedidos, usufruir do trabalho que formos fazendo com elas”.

A pandemia ainda condiciona as atividades do projeto, no entanto a Junta de Freguesia reabilitou um espaço para que a Associação possa desenvolver in loco, este projeto.

“Ouguela ComVida” o projeto que pretende dar uma nova vida esta aldeia histórica do concelho de Campo Maior, bem como aos seus cerca de 60 habitantes.