Fermelinda Carvalho: “os agricultores merecem o nosso reconhecimento”

FermelindaCarvalho2016RCM.jpgOs efeitos e impactos da pandemia de covid-19 são transversais a todas as áreas da economia portuguesa. No caso de um setor imprescindível à sociedade – o da agricultura -, os pequenos e médios produtores enfrentam graves problemas para conseguir escoar os seus produtos, depois de encerrados restaurantes e mercados.

A presidente da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre (AADP) Fermelinda Carvalho afirma que os agricultores têm sentido “muitos problemas” nesta fase, nomeadamente, no “escoamento de produtos”. Exemplo disso são os produtores de leite, uma vez que “as queijarias deixaram de recolher o leite em determinadas explorações, com o pretexto de que não vendiam o queijo armazenado”. E para Fermelinda, “isto é a ruína porque os animais continuam a ser alimentados e a produzir leite que acaba por ir para lixo, o que é muito mau, é um atentado, e psicologicamente é brutal para o agricultor porque tem que deitar fora o seu rendimento”.

A presidente da Associação de Agricultores de Portalegre afirma ainda que “algumas destas situações foram resolvidas, outras nem tanto.”

Nesta época de Páscoa, em que as famílias teriam por hábito juntar-se e comer cabrito e borrego, este ano será um pouco diferente devido à proibição de deslocações para fora do concelho de residência, devido à pandemia de Covid-19. Fermelinda Carvalho apela a que as pessoas possam “continuar a consumir este tipo de produtos, embora cada um em sua casa, uma vez que temos que ajudar quem nos ajuda o ano inteiro e trabalha para todos nós.”

Outros dos problemas é o facto de alguns mercados municipais terem encerrado, e, sendo este o local em que os agricultores tinham a possibilidade de escoar produtos torna-se mais difícil. Também “os hábitos de vida da população que preferem ir às grandes superfícies comerciais, ao invés de se deslocarem aos mercados com mais frequência os pequenos agricultores este pequeno produtor precisa de os vender e não pode acumular lá em casa, como as frutas e legumes, e todas estas questões têm sido problemáticas”, afirma Fermelinda Carvalho.

Fermelinda Carvalho apela à população para que “consumam produtos frescos e continuem a adquirir aos pequenos produtores, para que estes, não vejam os seus produtos irem diretamente para o lixo”.

“Tem que existir uma solidariedade para a compra de produtos de produção nacional, e os agricultores merecem o nosso reconhecimento,” diz a presidente da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre.