Proteção Civil, PSP e Bombeiros em ação de sensibilização e fiscalização em Elvas

A Proteção Civil Municipal de Elvas, em colaboração com a PSP e os Bombeiros Voluntários da cidade, está a realizar, na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, uma ação de sensibilização, numa das entradas da cidade, no Morgadinho, junto ao antigo posto de turismo.

A polícia, explica o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro, associou-se a esta ação com a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Felizes 2021”, que decorre desde a passada quinta-feira, dia 23, e que se prolonga até 3 de janeiro. A mesma tem em vista, sobretudo, sensibilizar os automobilistas, que entram na cidade, para uma condução prudente, procurando-se, acima de tudo que, por esta quadra festiva, “a sinistralidade rodoviária baixe tanto quanto possível”. Para além de sensibilização, esta é uma ação de fiscalização e verificação.

Até ao momento, a PSP, em Elvas, não registou nenhuma ocorrência significativa, à exceção do despiste do velocípede, na Avenida do Dia de Portugal, reportada ontem pela Rádio ELVAS (ver aqui). “Está a ser uma época tranquila e assim esperamos que continue”, remata o comissário.

Já o coordenador municipal de Proteção Civil de Elvas, Tiago Bugio, lembra que, enquanto condutores, os cidadãos devem ter o máximo de cuidado, ao volante, pelo que os três agentes de Proteção Civil envolvidos nesta ação concentram-se num “fim único: alertar para a segurança rodoviária”.

Para além disso, e tendo em conta o período do ano em que nos encontramos, Bugio revela que é importante também alertar para os consumos excessivos de álcool, para os cuidados a ter com a alimentação e não descurar as regras relativas à prevenção da Covid-19. O coordenador municipal de Proteção Civil lembra ainda que há que adequar a condução às condições climáticas, assegurando que, em caso de cansaço, “é preferível descansar um pouco”, até porque “as fatalidades podem acontecer em segundos”.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas procuram, no decorrer desta ação, distribuir alguns folhetos informativos, relativos aos cuidados a ter relacionados com os consumos de álcool, bem como com os excessos a nível alimentar, por estes dias, explica o adjunto de comando dos Soldados da Paz elvenses, Nuno Santana. Evitar ajuntamentos, por ocasião da passagem de ano, aconselha ainda, lembrando que “a Covid-19 está aí”.

A reportagem completa para ver aqui: