Projeto Além Risco em destaque no “Ambiente em FM”

Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis às alterações climáticas e o Alentejo uma das regiões do país mais afetadas.

A exposição ao calor pode conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, ao esgotamento ou golpes de calor, que podem resultar em danos irreversíveis na saúde.

A verdade é que as temperaturas elevadas podem ser minimizadas, através de projetos, como o Além Risco, que prevê a plantação de 50 mil árvores, nos 14 concelhos do Alentejo Central, ao longo de dois anos, como explica José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

“O projeto propõe desenvolver um conjunto de ações de caráter estrutural que potenciam a minimização dos efeitos das ondas de calor nas populações residentes nos aglomerados urbanos do Alentejo Central”, revela o ambientalista.

Pretende-se, assim, contribuir para reduzir o efeito de “ilha de calor” na saúde pública. Cada espaço verde “será identificado como um laboratório vivo, com os seus copromotores e guardiões locais. Serão espaços ecoeficientes e resilientes às condições climatéricas do Alentejo que usarão, preferencialmente, espécies autóctones”.

Algumas das ações já começaram, sendo que, no concelho do Alandroal, estão a regenerar a paisagem, na encosta da Juromenha, onde já foram plantados oito hectares. Em Évora, decorrem negociações para ainda definir os locais mais apropriados para fazer as plantações.

Entretanto, avança José Janela, vai ser lançada a campanha “Quero árvores” nalguns concelhos. Numa primeira fase, será lançada nos municípios de Estremoz, Borba e Montemor-o-Novo, em que as árvores serão distribuídas pelas populações. As pessoas terão de se inscrever previamente para receberem as árvores a serem plantadas. Mais tarde, a campanha vai ser alargada a todos os concelhos do Alentejo Central.