Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias no “Espaço Europa”

A Comissão Europeia lançou recentemente a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) para prevenir, detetar e responder rapidamente a estas situações, como foi a Covid-19.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, lembra que, com esta pandemia, “aprenderam-se várias lições”, sendo necessário preparar, com antecedência, e agir, mais depressa, perante este tipo de crises sanitárias.

Se ocorrer uma emergência, a HERA assegurará o desenvolvimento, a produção e a distribuição de medicamentos, vacinas e outras contramedidas médicas – como luvas e máscaras – que muitas vezes não se encontravam disponíveis durante a fase inicial da resposta ao coronavírus.

A HERA é um pilar fundamental da União Europeia da Saúde anunciado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União de 2020. Antes de uma crise sanitária, na “fase de preparação”, a HERA procederá em estreita colaboração com outras agências de saúde nacionais e da UE, a indústria e os parceiros internacionais, a fim de melhorar a preparação da UE para situações de emergência sanitária.

Mais informações sobre o tema em europedirect.ipportalegre.pt.