Casa em Monsaraz nomeada para Prémio Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022

aires mateus monsarazEstão nomeados para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022, dezanove projetos, incluindo um de assinatura estrangeira, e dois de arquitetos portugueses construídos fora do país.

Neste âmbito, destaca-se uma casa em Monsaraz, projeto do atelier Aires Mateus. José Calixto, presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz relembra que “é uma casa que está perfeitamente disfarçada na paisagem, uma casa absolutamente notável, com uma arquitetura inovadora e irreverente que o arquiteto Aires Mateus há alguns anos construiu muito perto de Monsaraz, muito perto do Lago Alqueva e que, é hoje, um ícom da arquitetura portuguesa contemporânea e que temos a honra de estar instalada na zona de Monsaraz. É um elemento arquitetónico que respeita toda a pujança que a natureza, a paisagem e a própria intervenção do homem junto ao lago Alqueva”.

O Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é o mais importante galardão da arquitetura europeia concedido pela Fundação Mies van der Rohe,  entidade com sede em Barcelona e criada em 1983.