Município de Marvão contesta horário da fronteira de Galegos

fronteira marvaoO Município de Marvão contesta as alterações no horário do controlo da fronteira de Galegos – Porto Roque.
O Ministério da Administração Interna confirmou, no passado dia 12, que o controlo nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vai estender-se, pelo menos, até 1 de março, prolongando-se as restrições em vigor, face à atual crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.
Nesta mesma comunicação, o Município de Marvão teve conhecimento que a fronteira de Galegos – Porto Roque, entre Marvão e Valencia de Alcántara, vai passar de ponto de passagem autorizado permanente, 24 horas por dia, sete dias por semana, a ponto de passagem autorizado, nos dias úteis entre as 6 e as 20 horas.
Tal alteração, segundo o Município de Marvão, foi “decidida de forma unilateral” e “vai prejudicar, substancialmente, a vida de todos os trabalhadores transfronteiriços, alguns dos quais dedicados a desempenhos de primeira linha na área da saúde e que, a partir de dia 15, vão deixar de poder atravessar esta fronteira entre as 20 e as 6 horas, nos dias de semana e aos fins-de-semana”.
Face ao exposto, o Município de Marvão “não pode deixar de lamentar e repudiar esta medida decretada pelo Governo, pelos enormes constrangimentos que vai causar aos trabalhadores da raia e às empresas que ainda continuam a laborar dos dois lados da fronteira, mesmo com todas as limitações de circulação existentes e com a economia transfronteiriça reduzida ao mais elementar”.