Fermelinda Carvalho: “até final do mandato, quero ter muita obra feita”

Passado praticamente um ano desde que tomou posse enquanto presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho assegura que estes primeiros quase 12 meses de mandato foram de “desbloqueio” de diversas situações e obras, algumas aguardadas há largos anos.

Com vista à “consolidação financeira”, que a autarca garante ser importante, para que, em 2023, possa colocar em marcha o plano eleitoral apresentado aos portalegrenses, Fermelinda Carvalho explica que o município tem feito por “cumprir e honrar os compromissos” estabelecidos, sendo que, neste momento, já se encontra em execução a reabilitação da Escola Cristóvão Falcão. “É uma escola muito antiga, que aguardava há mais de 20 anos ser feita uma obra importante e já está em obra”, revela.

“Depois também temos a questão do futuro Centro de Formação da GNR e do Comando. Iremos iniciar a obra das infraestruturas para acolher o Centro de Formação: uma ambição de Portalegre, que conseguimos desbloquear, depois de algumas obras que já estavam a ser iniciadas”, revela a edil.

Apesar de ter muitos “nós para desatar”, Fermelinda Carvalho promete melhorar a situação financeira da capital de distrito e realizar as obras que Portalegre precisa, como é o caso de uma piscina municipal descoberta. “Existe a necessidade dessa obra e estamos a fazer o projeto para que, no ano seguinte, possa ser possível”, garante, lembrando também a quantidade de estradas “muito degradas”, sendo apenas estas algumas das situações “por resolver”.

Com a Câmara Municipal de Portalegre “muito endividada”, Fermelinda Carvalho lembra que passou de um município “muitíssimo rico, com a maior capacidade financeira do distrito”, o de Arronches, onde chegou, em 2009, quando ainda não tinha todo esse poderio económico.

“Não posso sonhar em ter a Câmara com muita estabilidade financeira, mas quero melhorar a situação financeira, mas acima de tudo fazer a obra que Portalegre precisa e Portalegre precisa de resolver muitas questões que muitos outros concelhos em redor, mesmo mais pequeninos, já conseguirem resolver”, diz ainda, assegurando que, até final do mandato “ter muitas questões resolvidas e muita obra feita”.

Fermelinda Carvalho foi eleita presidente da Câmara Municipal de Portalegre pela coligação PSD/CDS-PP, nas eleições autárquicas de 26 de setembro do ano passado, tendo tomado posse a 8 de outubro.