Arronches: Exposição Canina do Alto Alentejo com forte afluência

Num dos eventos que maior curiosidade suscita junto da população, o que se reflete na forte afluência ao Jardim do Fosso nos dias em que o mesmo decorre, Arronches voltou a receber nesse espaço a Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame que vai na sua 29.ª edição e que se realizou, no passado sábado, dia 10 de setembro, pela sétima vez consecutiva neste concelho.

Uma vez mais organizado em parceria pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ilede-France e pelo Clube Português de Canicultura, este evento contou com a participação de 325 exemplares de várias raças, acompanhados pelos respetivos criadores oriundos não só de Portugal, mas também de países como Espanha ou França.

Começando por ser avaliados por raça e por escalão, os mesmos foram nas grandes finais depois divididos por grupos, os quais foram julgados pelos juízes Antonio Di Lorenzo, Francisco Guerreiro, José Romão, Luís Pinto Teixeira e Vincent O’Brien, chegando então aos melhores do concurso, com destaque para Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e Melhor Exemplar da Exposição.

No que toca às raças nacionais, o melhor exemplar foi o Cão da Serra de Aires, seguido pelo Podengo Português Pequeno de Pelo Liso, fechando o pódio o Cão de Fila de São Miguel. No Best In Show, o Samoiedo foi considerado melhor exemplar da exposição, levando a melhor sobre o Caniche Grande Preto e sobre o Whippet, respetivamente, segundo e terceiro classificados.

Além dos supracitados juízes, a entrega de prémios aos criadores foi efetuada pelo executivo do Município de Arronches, representado pelo presidente João Crespo, do vice-presidente Paulo Furtado e da vereadora Maria João Fernandes, pelo secretário da Assembleia Municipal, Luís Ramalho, pelo presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes e pela presidente do Clube Português de Canicultura, Carla Molinari.

Fonte: Município de Arronches