Central Nuclear de Almaraz: Portugal e Espanha chegam a resolução amigável

CentralNuclearAlmaraz.jpgA Comissão Europeia acordou com os governos de Portugal e Espanha, uma resolução amigável para o litígio em torno de Almaraz, que prevê uma visita conjunta à central nuclear, com a participação do executivo comunitário.

Recorde-se que, Espanha e Portugal se comprometeram a encontrar uma solução para o atual litígio sobre a construção de um aterro de resíduos nucleares na central nuclear de Almaraz.

Portugal compromete-se a retirar a queixa que apresentou à Comissão Europeia, em janeiro passado, contra Espanha, por as autoridades espanholas não terem procedido a uma avaliação dos impactos transfronteiriços.

Espanha compromete-se a partilhar com Portugal todas as informações pertinentes em matéria de ambiente e segurança nuclear e facultar, todas as informações necessárias com vista a determinar a ausência de quaisquer efeitos significativos do projeto no território português.

Espanha compromete-se também, a não emitir nem executar uma autorização relativa ao funcionamento do armazém de resíduos nucleares até as autoridades portuguesas terem analisado as informações pertinentes e a visita ter sido realizada.