O ciclo cube de BTT de Elvas vai organizar no dia 8 de maio uma prova de XCO nas imediações do Forte da Graça, em Elvas.
Durante os trabalhos de manutenção para esta prova, alguns elementos depararam-se com um fio que alguém colocou no meio do caminho feito pelos ciclistas, de forma a, alegadamente, impedir ou dificultar a passagem por aquele local (foto ao lado).
Na subida da antiga calçada romana, digamos assim, que é um caminho público, um colega nosso deparou-se com um fio atado a duas árvores a meia altura, portanto aquilo é uma perfeita armadilha a quem ali passa de bicicleta, além de ser uma armadilha mortal trata-se de uma situação grave, segundo refere à Rádio Campo Maior Carlos Cruz, presidente do ciclo clube BTT de Elvas.
Carlos Cruz deixa um apelo à população: não fazemos a menor ideia, mas apelamos a quem o fez que respeite o espaço de quem anda de bicicleta porque nós não andamos ali a prejudicar ninguém e a bicicleta é um meio ecológico: não polui, não estraga nada e não vemos razão para isso acontecer.
O dirigente do Ciclo Clube BTT de Elvas considera esta uma situação absolutamente desagradável. Não só para nós mas para quem pratica a bicicleta. É importante deixar claro que não são trilhos nossos, a maioria são trilhos públicos e alguns são privados, mas os terrenos privados nós temos autorização dos proprietários, tanto para a execução do evento como também para podermos dar as nossas voltinhas, nós e quem queira.
O ato cometido pode colocar em risco a integridade física de quem usa aquele caminho para a prática do BTT ou outras modalidades, nas imediações do Forte da Graça.