Incêndios florestais com aumento significativo

Bombeiros_C_MaiorOs incêndios florestais têm sido uma grande dor de cabeça para as corporações de bombeiros a nível nacional e a corporação de Campo Maior não foge à regra.

Miguel Carvalho, comandante da corporação campomaiorense, garante que este verão está a ser muito complicado: “este verão os Bombeiros de Campo Maior estão a ter bastante trabalho, não só aqui a nível de concelho, que começámos com incêndios muito cedo, no mês de maio foi muito complicado para nós, o princípio do mês de junho também, mas está a ser complicado não só a nível do distrito mas também fora do distrito, estamos a falar de Santarém e Castelo Branco, que são distritos complicados e nós sempre que solicitados temos a obrigação de ir ajudar os nossos camaradas porque eles também nos vêm ajudar a nós quando é necessário”.

Relativamente ao mês de agosto, o comandante mostra-se um pouco receoso: “estou com

algum receio do que será o mês de agosto, o mês de julho não costuma ser tão complicado como está a ser. O que possa vir a acontecer tudo tem a ver com o desempenho do cidadão comum, se o cidadão tiver cuidados vai ser um mês tranquilo, se esses cuidados não forem aplicados vai ser muito complicado, sem dúvida”.

A corporação de Bombeiros de Campo Maior fez deslocar na passada semana para a Covilhã cinco elementos, que combateram as chamas durante cerca de 40 horas.

Só este ano a GNR já deteve 18 pessoas por crime de incêndio florestal, mais 14 do que em igual período do ano passado.