Operação Spring Break da GNR termina este domingo no Caia

OperacaoGNRSpringBreak2015_1Pelas férias da Páscoa, jovens estudantes do 9º e 12º ano, partem em direção ao país vizinho, para as chamadas viagens de finalistas.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está na estrada com a Operação Spring Break e está a intensificar as ações de fiscalização nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Elvas) e Vila Real de Santo António, com o objetivo de “prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca em viagem de finalistas, nesta altura do ano, para o sul de Espanha e Catalunha”, de acordo com Cláudio Godinho, comandante do Destacamento de Elvas da GNR.

Esta operação decorreu já numa primeira fase, “entre o dia 16 e o dia 19 de março, foram realizadas de norte a sul do país ações de sensibilização levadas a cabo pelos núcleos da Escola Segura, daOperacaoGNRSpringBreak2015_3 Guarda Nacional Republicana, com ações de sensibilização e precaução nas escolas, direcionadas para alunos finalistas do 9 e do 12º ano”, segundo afirma o comandante do Destacamento de Elvas da GNR.

A segunda fase da operação relativa às viagens de finalistas está a decorrer até este domingo: “a segunda fase começou no dia 20 e termina este domingo, a operação está a decorrer com normalidade, como era esperado”.

Estes bons resultados até ao momento surgem, segundo Cláudio Godinho, na sequência do “trabalho que tem sido feito pelas autoridades que está agora a dar os seus resultados”.

Na fronteira do Caia, também a colaborar com a GNR, está a Guardia Civil de Espanha, esta é “uma OperacaoGNRSpringBreak2015_2relação muito estreita que dá os seus frutos, é mais uma operação em que colaboramos, em que a Guardia Civil faz questão de aqui estar e nós também fazemos questão que eles estejam aqui, para mostrarmos aos nossos jovens que podem sair do país mas não estão esquecidos”, refere o comandande do Destacamento de Elvas da GNR.

Alfonso Quintero, capitão da primeira companhia de Badajoz da Guardia Civil de Espanha, refere que “é algo necessário, estamos a indicar o que podem encontrar em Espanha e a dar indicações de que se tiverem algum problema onde se podem dirigir e como fazer as coisas”.

A Operação Spring Break da Guarda Nacional Republicana, relativa às viagens de finalistas, termina este domingo.