Festas do Povo candidatas a Património Imaterial da Humanidade

CandidaturaFestas2015O dossiê de candidatura das Festas do Povo a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO) foi entregue hoje, terça-feira dia 25, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Campo Maior.

Para Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, “isto é um momento alto que a vila está a viver”. Pedro Murcela garante: “tudo faremos para efetivamente isto seja um desenvolvimento importante para toda a região. Passados quatro anos voltamos a estar presentes para mais uma edição de uma festa tão genuína, e por ser única pretendemos que seja distinguida pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, as festas de 2015 ficarão marcadas pelo pontapé de saída desta candidatura e acreditamos que teremos sucesso”.

O presidente da autarquia local, Ricardo Pinheiro, garante que esta edição de 2015 das Festas do Povo vem “valorizar esta iniciativa”. “Aquilo que Campo Maior, com a edição de 2015 fez, foi valorizar um produto que é ancestral e que um dia um campomaiorense quis começar a fazer, que foi transformar o papel em flores. A maior riqueza das Festas do Povo de Campo Maior é o seu modelo de organização assente no voluntariado e na figura dos cabeças de rua. Atingir a classificação significa o reconhecimento e a valorização do trabalho de várias gerações de campomaiorenses que há mais de um século se entregam à causa de fazer as melhores festas do mundo e é também o melhor garante da salvaguarda da tradição juntamente com outras iniciativas que estamos já a desenvolver: o museu das Festas do Povo”.

Paulo Lima, responsável pela equipa que elaborou o dossiê de candidatura das Festas do Povo, revela que “aquilo que distingue o Património Imaterial dos outros patrimónios, é que ele não está fechado nas casas, não são monumentos, igrejas ou ruas, são as pessoas. As pessoas que nelas habitam e que constroem aquilo que em Campo Maior é muito forte: a sua identidade. Se existi expressão identitária neste país com uma força enorme é de facto as Festas do Povo de Campo Maior”.

Os cabeças de rua das artérias da vila que estão engalanadas marcaram presença na cerimónia de entrega do dossiê da candidatura, assim como diversas individualidades, tais como o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim, o Comendador Rui Nabeiro, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o vice-presidente Nuno Mocinha, Paulo Lima, responsável pela equipa que elaborou o dossiê de candidatura das Festas do Povo, António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e também o presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha.

As Festas do Povo de Campo Maior tiveram início no passado sábado, dia 22, e decorrem na vila raiana até domingo, dia 30, com cerca de uma centena de ruas engalanadas.