Operação Agrisegur patrulha explorações agrícolas até janeiro

OperacaoAgrisegurA Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, até janeiro de 2015, o patrulhamento nas explorações agrícolas, com o objectivo de prevenir a criminalidade em geral e, em particular, o furto de produtos agrícolas, o furto de cobre e outros metais não preciosos e situações de tráfico de seres humanos.

Trata-se da Operação Agrisegur que, segundoadianta o major Rogério Copeto, do Comando Territorial da GNR de Évora, esta operação “está vocacionada para a prevenção do furto da azeitona e de outros produtos agrícolas produzidos nesta altura do ano”.

Em anos anteriores já se realizava, tal como nos explica o major: “esta operação Agrisegur vem substituir aquilo que no passado foi feito com o nome de Campo Seguro e Azeitona Segura”.

Para além de prevenir a criminalidade em geral, “tentamos sensibilizar para a condução segura de tratores” e também o “tráfico de seres humanos, nomeadamente o que é o trabalho de alguma população sazonal, nesta altura que preenche os nossos campos na apanha da azeitona e que se verifica que não são pagos convenientemente”, sendo isto exploração ilegal de trabalho e tráfico humano.