Poliomielite pode estar de volta

virusA poliomielite, doença altamente contagiosa que causa paralisia infantil e a morte dada como eliminada na Europa em 2002, ameaça regressar ao espaço europeu.

À entrada de pessoas não vacinadas oriundas de países onde a taxa de vacinação é muito baixa ou até inexistente (como aÍndia e a Síria, entre outros, e o continente africano) deixa as autoridades de saúde em alerta.

O risco de contágio é elevado para quem não estiver vacinado, sobretudo as crianças. O último caso de poliomielite em Portugal foi registado em 1987. Quinze anos depois, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença eliminada da Europa, mas não erradicada devido à existência de surtos que vão ocorrendo em algumas regiões do globo.

O risco do aparecimento da poliomielite e de outras doenças consideradas eliminadas nos países europeus é tanto maior quantas mais crianças não forem vacinadas por recusa dos pais.

Esta é uma decisão que tem vindo a ganhar adeptos, mas que os médicos contestam e para o sério risco da qual alertam, para as próprias crianças e para a comunidade.