DARK SKY ALQUEVA CONSIDERADO CASO DE INOVAÇÃO E BOAS PRÁTICAS

AlquevaO Dark Sky Alqueva foi recentemente apresentado como caso de inovação e boas práticas para a Comissão Europeia, segundo o documento “Reforçar a competitividade do turismo na EU-uma abordagem para o estabelecimento de 20 casos de inovação e de boas práticas” (Enhancing the competitiveness of tourism in EU – an evaluation approach to establishing 20 cases of innovation and good practice).

O documenro refere que o Programa Dark Sky® Alqueva é um bom exemplo de um programa de turismo que combina e implementa uma série de orientações políticas da UE.

O programa implementa os objetivos da “Agenda para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo Europeu”, que promove uma abordagem integrada do Turismo sustentável, envolvendo todas as partes interessadas em parceria.

Está também perfeitamente em linha com a mais recente comunicação “Europa, o destino turístico n.º 1 do Mundo – um novo quadro político para o turismo na Europa”, em termos de desenvolvimento de um novo conceito que é sustentável, responsável e de alta qualidade, ao mesmo tempo que promove a diversificação da oferta turística tradicional e combate a sazonalidade.

O Programa é também notável nos baixos custos de implementação com elevado retorno ao nível da procura e da visibilidade nacional e internacional; isto, aliás, ficou a dever-se à originalidade e solidez do conceito original, que tem capturado a imaginação de um público amplo e através da aplicação dos princípios da “gestão de destino”, que levou a uma abordagem sistemática e ao envolvimento e motivação dos actores locais no desenvolvimento de um novo e original destino.

Finalmente, o sistema de monitorização colocado em prática para o Programa baseia-se nos princípios do novo Sistema Europeu Indicador de Turismo (ETIS) proposto pela Comissão Europeia.