Lar em Santo Aleixo com 18 pessoas infetadas com Covid-19

IdososUm surto de Covid-19 no Lar de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, resultou na infeção de 18 pessoas: 14 utentes e de quatro funcionários.

Segundo comunicado do presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, publicado na tarde desta sexta-feira, 8 de janeiro, na página de Facebook do município, “apenas quatro utentes apresentam sintomas e para já, ligeiros”.

Para além destes 18 casos no lar de Santo Aleixo, surgiram no concelho mais quatro novos casos confirmados de infeção na comunidade.

“O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo juntamente com os parceiros, Segurança Social, Saúde, Município e Junta de Freguesia, estão a trabalhar no sentido de ajustar e aplicar as medidas mais adequadas para cuidar dos infetados e proteger os utentes negativos”, pode ler-se no comunicado.

O comunicado para ler, na íntegra:

“Caros munícipes

Os últimos 10 meses têm sido vividos como nunca antes.

As rotinas são diferentes, os horizontes foram encurtados, os objetivos redefinidos, toda a nossa vida teve que ser obrigatoriamente reorientada.

Cada um de nós sente frustração, desânimo, incertezas. A tensão e instabilidade invadiu o nosso quotidiano. Nunca vivemos tão a prazo e cheios de pressão.

Quem nos dias de hoje, possui uma empresa ou tem responsabilidades institucionais, vive em constante sobressalto.

Sentimos os efeitos nefastos diretos da pandemia, mas os indiretos, também já se estão a revelar. Falo nas consequências não menos letais, da perturbação inconsciente do estado emocional de cada um de nós.

É evidente, real e efetivo.

Já o disse várias vezes e volto a repetir. A infeção e os contágios são absolutamente involuntários.

Apesar de podermos mitigar os riscos… com os nossos comportamentos e Decretos, a culpa não é das pessoas. É do vírus.

Hoje, voltámos a ter motivos de grande preocupação. Além de 4 novos casos na comunidade… surgiu um surto no Lar de Santo Aleixo, estando 14 utentes infetados e 4 funcionários.

O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo juntamente com os parceiros, Segurança Social, Saúde, Município e Junta de Freguesia, estão a trabalhar no sentido de ajustar e aplicar as medidas mais adequadas para cuidar dos infetados e proteger os utentes negativos. Apenas 4 utentes apresentam sintomas e para já, ligeiros.

Esta situação exige de nós todos, um nível de prontidão ainda mais complexo. O objetivo é erradicar o mais rapidamente possível o vírus, e chegar ao fim sem perda de vidas humanas.

Estamos mobilizados e todos convocados, sem exceção, Município, IPSS’s, Bombeiros, Escola, GNR, Saúde, Segurança Social e também toda a sociedade para lidar com o problema, o melhor que sabemos, conseguimos e podemos.

Os Profissionais de saúde, os Bombeiros, os funcionários das IPSS’s, são para nós grandes exemplos de superação todos os anos… nestes tempos, têm sido verdadeiros heróis.

Estão esgotados, exaustos, por vezes até perdidos… mas continuam lá… para todos nós, dando o seu melhor.

A melhor homenagem e corrente de solidariedade que lhe podemos prestar é suportar a nossa frustração e angústia e aceitar as nossas privações pensando neles.

A situação a nível nacional é extremamente preocupante, o que levou o Governo, ontem a decretar medidas mais duras e restritivas para quase todos os Concelhos (exceto apenas 25) onde se inclui o nosso, nomeadamente para o fim de semana de 9 e 10 de janeiro e seguinte.

Poderão consultar o quadro para melhor compreensão.

Concluindo, apelo encarecidamente ao cumprimento cabal de todas as recomendações e peço-vos muita compreensão e aceitação.

No que, às competências do Município dizem respeito, iremos continuar com alguns espaços fechados, com atividades suspensas e com o teletrabalho onde for possível.

Só juntos conseguiremos ultrapassar, estando todos convocados. Que a superação dos profissionais de saúde, socorro e IPSS’s nos inspire.

Um abraço

O Presidente do Município

Gonçalo Lagem”