Passos já reuniu com Portas

passosportaO primeiro ministro e Paulo Portas, ministro demissionário, estiveram reunidos ontem à noite e de acordo com a  imprensa desta quinta-feira, dia 4 julho, voltam a encontrar-se esta manhã.

Pedro Passos Coelho quer apresentar hoje ao Presidente da República uma solução para a crise política que se vive no país desde o início da semana.

Fonte governamental avançou que o encontro entre o primeiro-ministro e o ministro demissionário foi “construtivo”, tendo durado cerca de duas horas.

O futuro do Governo de coligação esteve em cima da mesa do encontro entre Passos Coelho e Paulo Portas.

A crise política em Portugal começou com a demissão do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, na segunda-feira. No dia seguinte, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros também se demitiu.
 
Paulo Portas, que tinha subido a número 2 da hierarquia do Governo com a saída de Vítor Gaspar, anunciou que discordava da escolha de Maria Luís Albuquerque para ministra das Finanças, por considerar que se trata de uma opção de “continuidade”. O líder do CDS disse que pretendia um caminho “diferente”.

Depois da demissão de Paulo Portas, que sublinhou que a sua decisão era “irrevogável”, os ministros do CDS no Governo colocaram igualmente os seus lugares à disposição. Assunção Cristas (Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território) e Mota Soares (Solidariedade e Segurança Social) vão manter-se nos cargos por decisão do partido. Já Paulo Portas está mandatado para negociar.