O antigo realizador de cinema, Leonel Brito (na foto ao lado), a residir em Elvas há cerca de 30 anos, está a realizar um projeto de recolha de testemunhos junto de antigos militares do Forte da Graça e é o convidado desta semana do Ponto de Vista.
Ouvir aqui Ponto de Vista com Leonel Brito
Na edição desta semana do Ponto de Vista garante que se sentiu na obrigação de realizar este projeto: todos nós temos de contribuir para o bem de todos. Vivemos numa comunidade e cada um tem de fazer aquilo que sabe: como há pessoas que vão para a reforma, ou mesmo ainda a trabalhar vão para as associações e para as IPSSs, e eu senti que quando começaram a fazer o restauro do Forte da Graça estão a fazer o restauro de pedras, do Património da Humanidade, mas também há o Património Imaterial. E o Forte da Graça fechou em julho de 89, entrou em degradação. Até o sino deixaram roubar, porque não havia nem um guarda.
Para Leonel Brito o passado está agora a vir ao de cima com a recuperação do Forte da Graça.
Leonel Brito considera essencial conhecer estas pessoas porque é o maior monumento que existe no mundo. Somos nós. Temos de ter a versão correta e autêntica de quem a viveu. São farrapos de memórias que se juntam para fazer esta manta, ou puzzle, portanto era importante ir ver das pessoas que ainda viveram no Forte da Graça ou que tiveram relações de familiares com o Forte da Graça, na sua vida, no seu quotidiano, eram meninos, iam para lá brincar.
Esta recolha inclui histórias divertidíssimas e histórias dramáticas.
Ponto de Vista para ouvir todas as semanas na Rádio Campo Maior nas quartas-feiras, às 18.15 horas, e sábados às 11 horas.