O Laboratório de Saúde Pública de Portalegre encerra a partir de dia 31 deste mês.
Esta medida tomada pelo Governo é questionada pela deputada socialista Sandra Cardoso, eleita pelo distrito de Portalegre, afirmando que este encerramento traduz-se num ataque do Governo à saúde pública do distrito.
Sandra Cardoso defende que esta medida pode pôr em causa, desde a vigilância da qualidade da água para consumo humano assim como das piscinas e zonas balneares. O que está em causa é a saúde pública do distrito e mais uma vez o Governo promove o encerramento de um serviço público.
O Governo não está preocupado com o Alto Alentejo, à semelhança do que tem acontecido ao longo dos últimos quatro anos. Mais uma vez volta a população desta região ao abandono e ao esquecimento, sublinhou.
Com a cessação de atividade do Laboratório de Saúde Pública de Portalegre, todo o trabalho que tem sido desenvolvido nesta unidade passa agora para o Laboratório de Évora.
O Ministério da Saúde tem previsto, até 31 de Julho, a desativação de quatro dos 12 laboratórios de saúde pública existentes no país: Viana do Castelo, Coimbra, Beja, Portalegre.