A Esclerose Múltipla é uma doença que ainda não tem tratamento e que aparece numa população muito jovem, na faixa etária dos 20 aos 40 anos.
Sandra Carvalho (ao lado, na foto) é enfermeira e membro da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) portadora desta doença e nvidada de hoje do À Conversa Com, onde nos fala desta doença.
Segundo Sandra, ainda existe falta de informação acerca do que significa a doença, acabando por ser associada a uma doença nos ossos ou a artéria esclerose. O Estado não apoia o suficiente os doentes de esclerose múltipla, tanto a nível da medicação como a nível de ajudas técnicas, assegura.
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), realizaram um estudo em que afirmam que doentes de esclerose múltipla esperam mês e meio pela primeira consulta e a maioria tem apenas duas consultas por ano, Sandra garante que no Alentejo a espera chega a ser de mais de um ano por uma consulta, e isto deve-se também à falta de médicos neurologistas.