Festival do Fado de Estremoz arranca esta sexta-feira com Mariza

Arranca esta sexta-feira o II Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo.

Durante um mês, nomes reconhecidos do panorama nacional e internacional, como Mariza ou Sara Correia, vão passar por pontos emblemáticos do território estremocense, numa iniciativa organizada pelo município.

A direção artística está a cargo de José Gonzalez, que admite que o objetivo deste festival, totalmente gratuito, é que venha a ser “um evento não só de Estremoz, mas de todo o Alentejo”. “O nosso grande objetivo é que se venha a tornar o grande festival de Fado de Portugal”, admite.

“O ano passado eram praticamente só artistas da região, este ano as coisas são diferentes, com outra dimensão: temos pelo menos seis ou sete fadistas de dimensão nacional e internacional”, explica o diretor artístico do Festival de Fado de Estremoz, que adianta que todos os concertos têm entrada livre.

“É a possibilidade de a cultura estar de forma gratuita na cidade de Estremoz durante todo o mês de junho”, diz.

Para permitir fazer chegar a cultura a toda a população de Estremoz, o Festival do Fado vai ter espetáculos em todas as freguesias. A ideia é descentralizar o evento para “levar a cultura a todo o concerto”.

Mariza faz as honras do festival esta sexta-feira, 2 de junho, seguindo-se ao longo do mês diversas atuações onde marcam presença fadistas como Sara Correia, Miguel Moura, Nani Nadais, o próprio José González, também Maria João Quadros ou José Geadas.

Além de nomes sonantes, este ano vai haver também espaço para amadores e amantes de fado mostrarem os seus dotes.

“O Alentejo é uma região onde há muitos fadistas e tínhamo-nos apercebido o ano passado que em quase todas as freguesias chegavam pessoas a perguntar se podiam cantar, e daí termo-nos lembrado de criar uma tarde própria para amadores”, explana José González.

O programa do mês do fado encerra apenas a 1 de julho, com a gravação do programa da RTP “Em Casa d’Amália”, a primeira a acontecer fora de Lisboa, num momento que vai contar com a presença de conhecidos nomes do panorama musical português como Paulo de Carvalho, FF, Ricardo Ribeiro, Jorge Fernando, José Manuel Neto, e ainda um convidado especial.

Pode consultar a programação completa do Festival do Fado de Estremoz de seguida.