Detetadas descargas ilegais de águas residuais em Vendas Novas

A GNR detetou recentemente descargas ilegais de águas residuais para linha de água e solo, no concelho de Vendas Novas, por funcionamento irregular de duas estações elevatórias.

“Principalmente numa das estações elevatórias que temos na cidade, temos tido, com alguma regularidade, um problema na capacidade de vazão para a elevatória seguinte, o que faz com que tenham existido ocorrências de ‘bypass’, ou seja, no fundo a quantidade de águas residuais que a elevatória não dá vazão acabam por ser emitidas para a linha de água”, começa por explicar Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas. “Tem sido algo que nos tem preocupado, mas nós enquanto município estamos a acompanhar a situação com a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), que é quem gere o sistema de águas residuais, e já está em vista uma possível solução para o problema”, assegura.

“O que está a acontecer é numa linha de água para espaço rural, que não afeta o abastecimento de água, nem o consumo humano. Para já não nos parece que haja aqui um problema grave de saúde pública, mas obviamente que não é a solução ideal”, acrescenta o autarca.

O tempo de resolução do problema em questão “dependerá em muito da contratação pública e também das intervenções, porque eventualmente será necessário a substituição de condutas”, remata o presidente da autarquia.